sábado, 12 de maio de 2012

1)    HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA LEOPOLDO MEINEN

A escola Leopoldo Meinen foi fundada em 13 de março de 1953. Recebeu este nome porque o senhor Leopoldo Meinen doou um terreno para a construção de uma escola, pois trabalhou sempre em prol do bem da comunidade trazendo algo de muito importante: “o ensino”.
Esta escola estava localizada onde se encontra hoje a Praça Três de Maio, em frente à Igreja Matriz de Fortaleza dos Valos. Anos mais tarde o senhor Olívio Weber da Rocha, genro de Leopoldo Meinen doou um terreno com a finalidade de construir uma escola rural que foi criada em março de 1953 e permanece até os nossos dias com a denominação de ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA LEOPOLDO MEINEN.
No início da década de 50, alguns moradores de Fortaleza dos Valos tomaram conhecimento de que o Governo do Estado possuía verbas para a construção de escolas rurais. Em contato com o então prefeito de Cruz Alta, Sr. Aristides B. de Campos, foi encaminhada proposta ao estado que logo foi respondida positivamente, bastando que para isso fosse doado um terreno para a construção da Escola. Na oportunidade o Sr. Olívio Weber da Rocha prontificou-se a fazer a referida doação com o que surgiu a Escola Rural Isolada de Fortaleza dos Valos.
Com o decorrer dos anos esta Escola foi reestruturada e em 1977 passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau Leopoldo Meinen. Mais tarde para atender um anseio dos jovens e possibilitar a continuidade dos estudos dos mesmo, as autoridades e comunidade em geral mobilizaram-se para a criação do 2º grau, o que aconteceu em 12 de janeiro de 1983 com o curso de Preparação para o Trabalho.
Com a mudança de LDB, em 1996, todas as escolas públicas tiveram que mudar o nome, então no ano de 2000 a nossa escola recebeu a denominação de Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Meinen.
Armando Sachett foi o primeiro professor da Escola Leopoldo Meinen, por isso o Grêmio Estudantil da escola leva este nome.
Hoje, a Escola Leopoldo Meinen tem como principal objetivo: assumir a construção de uma Escola democrática e participativa com os pais, professores e funcionários e a comunidade para que juntos sejamos sujeitos na construção e socialização do conhecimento, visando uma sociedade mais justa e solidária (Projeto Político Pedagógico).
A Escola Leopoldo Meinen tem como Lema no ano de 2011: “Educação comprometida com o saber e a formação humana”.
O educandário, com 58 anos de história em educação, tem como diretora a Sra. Ivania Rossatto Facco, e os vice-diretores: Romana Valério Mulinari, no turno da manhã, Dirlei Durigon Cocco, no turno da tarde e Paulo Marangon, no turno da noite; possui 2 supervisoras, 1 orientadora educacional, 26 professores, 9 funcionários e 402 alunos, distribuídos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA(Educação de Jovens e Adultos). Conta também com atendimentos na Sala de Recursos e Classe de Apoio, para alunos com diferentes dificuldades.
A Escola Leopoldo Meinen, acredita que a educação deve ser construída com o olhar voltado para a essência do ser humano. Deve focar a educação com lentes que ampliem sonhos e esperanças para cada um de seus alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário