terça-feira, 6 de maio de 2014


 Dificuldades de Aprendizagem e o Uso do Computador
Professora do Laboratório de Informática :  Lori Scapin
        O computador se mostra um instrumento utilíssimo ao possibilitar que o professor acompanhe o desenvolvimento do raciocínio do pelo aluno, seja na resolução de problemas, utilizando jogos educativos, ou numa forma de expressar suas idéias.
      O computador é usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo, reformulando, tendo como parceria o professor, agora mais no papel de um orientador. Estas situações favoreceram a criação de vínculos, não só com o professor, como também com o prazer de aprender, resgatando a auto-estima das crianças e a crença em suas possibilidades de produzir e criar e Através do computador, a criança aprende de forma prazerosa, espontânea e criativa, para que isso ocorra, é importante promover uma integração lúdica entre os conteúdos curriculares e as atividades realizadas no computador.
     Nem só as dificuldades cognitivas podem ser trabalhas, as de natureza afetiva e emocional também. Crianças com TDAH reagem muito bem ao uso dos computadores na aprendizagem pelo fato que a intercalação de textos, imagens, sons e movimentos conseguirem capturar a sua atenção. A atividade com o computador propicia situações onde nos aproximarmos dos alunos que se apresentam às vezes arredios, inseguros, ansiosos, com baixa auto-estima, frustração e agressividade, pois diante da máquina, podemos perguntar o que ele esta fazendo, como ele faz determinada coisa ou simplesmente pedir para que nos ensine e assim promover a aproximação, o diálogo e a afetividade. Conseguimos dar aquela atenção necessária ao aluno sem expor as suas dificuldades perante os demais, pois estes estarão “ocupados demais”.
   O papel fundamental do professor é oferecer condições, através do computador, para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento, respeitando tempos e novas formas de pensar, oportunizando situações de aprendizagem onde o aluno possa criar, refletir, agir, questionar, interagir, enfim, que se torne sujeito da sua própria aprendizagem.
    O computador torna-se um aliado poderoso e impessoal do professor no trabalho com alunos com DA, pois até a postura do professor, do ponto de vista do aluno, muda. Ele não é visto mais como o “senhor do conhecimento” (a nossa frente), mas como um companheiro, um orientador. Esta é a chamada relação aluno/computador/professor, o aprendiz, o instrumento, e o orientador, onde o professor sempre que for necessário e solicitado, fará as interferências necessárias que levarão o aluno a pensar, refletir, , testar hipóteses e concluir.
      As novas tecnologias e o uso do computador só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor com um repensar deste sobre o seu fazer pedagógico, pois o computador por si só não faz milagres, apenas potencializa o que já existe.



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